sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

          PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

          A projeção cartográfica corresponde a um conjunto de métodos empregados e relações matemáticas para representar a superfície terrestre sobre um plano, onde cada ponto deste plano corresponde a um ponto na superfície de referência. A representação de uma superfície curva, no caso a Terra, sobre um plano gera distorções, ja que não é possivel representar uma superfície esférica em uma superfície plana sem causr "extensões" ou "contrações" da superfície original. Assim todo mapa apresenta uma deformação ou a combinação de mais de um dos seguintes tipos de deformação: linear, angular e superficial. A projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa é determina as deformações presentes no mapa, assim a projeção escolhisda deve possuir propriedades que atendem aos objetivos da sua utilização. Estas propriedades podem ser classificadas em três tipos:
  • Conformidade ou Isagonal - mantém a fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, conservando a formação da superfície mapeada.
  • Equivalência ou Isometria - conserva as relações de superfície, mantendo a área da superfície mapeada inalterada em relação à área real do terreno.
  • Equidistância - mantém a proporção entre a distância dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfície de referência em determinada direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário