sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

          PROJEÇÃO POLICÔNICA

          A projeção policônica é uma projeção de natureza polisuperficial utilizada em algumas aplicações em cartografia. Embora esta projeção não apresente a propriedade de conformidade, nem de equivalência.
          Como exemplo de aplicação pode-se considerar a série de cartas CIM –Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, que inicialmente utilizaram esta projeção e posteriormente passaram a utilizar a Projeção Cônica Conforme de Lambert, com dois paralelos padrão.
          No caso do Brasil a projeção policônica é utilizada na produção em mapas da série Brasil, regionais, estaduaise temáticos.
          Nesta projeção cada um dos paralelos possui a curvatura equivalente àquela produzida pelo desenvolvimento de um cone tangente ao respectivo paralelo, daí a denominação policônica. Deste modo os paralelos são arcos de circunferência não concêntricos, diferente do que ocorrem nas projeções cônicas com um paralelo padrão.
          Os centros do arcos de circunferência que formam os paralelos se localizam sobre a reta definida pelo meridiano central, e as distorções, nesta projeção, dependem tanto da latitude quanto da longitude, sendo as curvas de mesma distorção simétricas em relação ao meridiano central. Ao longo do meridiano central as distorções são nulas e além disso os paralelos são representados em verdadeira grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário