segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESTUDOS CLIMÁTICOS

MECANISMO DE GERAÇÃO DOS VENTOS

          A energia éolica pode ser considerada como uma das formas em que se manifesta a energia proveniente do Sol, isto porque os ventos são causados pelo aquecimento diferenciado da atmosfera. Essa não uniformidade no aquecimento da atmosfera deve ser creditada, entre outros fatores, à orientação dos raios solares e aos movimentos da Terra.
          As regiões tropicais, que recebem os raios solares quase que perpendicularmente, são mais aquecidas do que as regiões polares. Consequantemente, o ar quente que se encontra nas baixas altitudes das regiões tropicais tende a subir, sendo substituido por uma massa de ar mais frio que se desloca das regiões polares. O deslocamento de massas de ar determina a formação dos ventos.
          Existem locais no globo terrestre nos quais os ventos jamais cessam de "soprar", pois os mecanismos que os produzem (aquecimento no equador e resfriamento nos pólos) estão sempre presentes na natureza. São chamados de ventos planetários ou constantes, e podem ser classificados:

  • Alísios: ventos que sopram dos trópicos para o equador, em baixa altitude;
  • Contra-Alísios: ventos que sopram do equador para os pólos, em altas altitudes;
  • Ventos do Oeste: ventos que sopram dos trópicos para os pólos;
  • Polares: ventos frios que sopram dos pólos para as zonas temperadas.
          Tendo em vista que o eixo da Terra está de 23,5º em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, variações sazonais na distribuição de radiação recebida na superfície da Terra resultam em variações sazonais na intensidade e duração dos ventos, em qualquer local da superfície terrestre. Como resultado surgem os ventos continentais ou periódicos e compreendem as monções e as brisas.
          As monções são ventos periódicos que mudam de direção a cada seis meses aproximadamente. Em geral, as monções sopram em determinada direção em uma estação do ano e em sentido contrário em outra estação.
          Em funçaõ das diferentes capacidades de refletir, absorver e emtir o calor recebido do Sol, inerentes à cada tipo de superfície (tais como mares e continentes), surgem as brisas que caracterizam-se por serem ventos periódicos que sopram do mar para o continente e vice-versa. No período diurno devido à maior capacidade da Terra refletir os raios solares, a temperatura do ar aumenta e, como consequencia forma-se uma corrente de ar que sopra do mar para a terra (brisa marítima). À noite, a temperatrua da terra cai mais rapidamente do que a temperatura da água e, assim ocorre a brisa terrestre que sopra da terra para o mar. Normalmente, a intensidade da brisa terrestre é menor do que a da brisa marítima devido à menor diferença de temperatura que ocorre no período noturno.
          Sobreposto ao sistema de geração dos ventos descrito acima, encontra-se os ventos locais que são originados por outros mecanismos mais específicos. São ventos que sopram em determinadas regiões e são resultantes das condições locais, que os tornam bastate individualizados. A mais conhecida manifestação local dos ventos é observada nos vales e montanhas. Durante o dia, o ar quente nas encostas da montanha se eleva e o ar mais frio desce sobre o vale para substituir o ar que subiu. No período noturno, a direção em que sopram os ventos é novamente revertida, e o ar frio das montanhas desce e se acumula nos vales.

FATORES QUE INFLUENCIAM O REGIME DOS VENTOS

          O comportamento estatico do vento ao longo do dia é um fator que é influenciado pela variação de velocidade do vento ao longo do tempo. As características topográficas de uma região também influenciam o comportamento dos ventos uma vez que, em uma determinada área, podem ocorrer diferenças de velociade, ocasionando a redução ou aceleração na velociade do vento. Além das variações topográficas e de rugosidade do solo, a velocidade também varia seu comportamento com a altura.
          Tendo em vista que a velocidade do vento pode variar significamente em curtas distâncias (algumas centenas de metros), os procedimentos para avaliar o local, no qual se deseja instalar turbinas eólicas, devem levar em consideração todos os parâmetros regionais que influenciam nas condições do vento. Entre os principais fatores de influência no regime dos ventos destacam-se:
- A variação da velocidade com a altura;
- a rugosidade do terreno, que é caracterizada pela vegetação, utilização da terra e construções;