sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

PROJEÇÃO CILÍNDRICA

          Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com o paralelos e meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que para ele foram transferidas.
           Nem todas as projeções cilíndricas são iguais. Há projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção elaborada por Mercator.

Gerard Mercator (1512 -1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século 14. Do contintinente europeu partiram navios para a Africa, América e Ásia.

 

Com o objetivo de aperfeiçoar as características da projeção de Mercator nas superfícies da regiões de alta latitude, Arthur H. Robinson criou a sua projeção em 1963. Com Robinson, os meridianos são colocados em linhas curvas, em forma de elipses que se aproximam quanto mais se afastam da linha do Equador. É a projeção mais usada nos atlas atuais.

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário