quarta-feira, 30 de março de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

SISTEMA DE COORDENADAS TERRESTRES

A superfície terrestre pode ser descrita geometricamente a partir de levantamentos geodésicos ou topográficos tendo como base sistemas de coordenadas distintos. Estes sistemas servem como referência para o posisionamento de pontos sobre uma superficie referência, que pode ser um elipsóide, uma esfera ou um plano. Para a esfera é empregado o sistema de coordenadas geográficas. Para o elipsóide é empregado o sistema de coordenadas geodésicas. Por fim, para o plano pode ser empregado um sistema de coordenadas cartesianas ou plantas (x, y) e topográficas locais. 

SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS 
        
          O sistema de coordenadas geográficas considera que qualquer ponto da superfície terrestre apresenta a mesma distância do centro da esfera. Para o posicionamento de um ponto, é necessário conhecer dois ângulos diedros, pois o raio do vetor é constante e conhecido. O Par de coordenadas neste posicionamento é definido por uma rede geográfica formada por meridianos e paralelos. Um ponto na superfície terrestre pode ser localizado, assim, pela interseção de um meridiano e um paralelo.


     Os meridianos são semi-círculos gerados a partir da interseção de planos verticais que contem o eixo de rotação terrestre com a superfície da Terra. Um semi- circulo define um meridiano que com seu antimeridiano formam um circulo maximo. O meridiano de origem (0º), denominado como Greenwich, com o seu antimeridiano (180°), divide a Terra em dois Hemisfério: leste ou oriental e oeste ou ocidental. A leste deste meridiano, os valores da coordenadas são crescentes, variando entre 0º e +180°. A oeste, as medidas são decrescentes entre 0º e - 180º.
Os meridianos são referência para medição da distância angular entre um ponto qualquer e o meridiano de Greenwich. Este ângulo, denominado longitude, corresponde, assim ao arco da circunferência, em graus, medido do meridiano de origem ao meridiano onde se localiza um determinado ponto sobre o Equador ou outro paralelo
A linha do Equador é um circulo máximo gerado a partir da interseção de um plano perpendicular ao eixo de rotação terrestre com a superfície da Terra passando pelo centro da esfera. Equidistante aos pólos, divide a Terra em dois hemisférios, norte ou setentorional e sul ou meridional. Os paralelos são círculos menores, gerados a partir da interseção de planos paralelos ao plano do Equador terrestre com a superfície da Terra. Devido à curvatura da Terra, a extensão dos paralelos diminui em direção pólos, até se tornarem um ponto neste local. Ao norte do Equador, os valores da coordenadas são crescentes, variando entre 0° e + 90º. Ao sul desta linha, as medidas são decrescentes, variando entre 0º e - 90°.
Os paralelos são referências para medição da distância angular entre um ponto, localizado sobre um paralelo, e a linha do Equador. Este ângulo, denominado latitude, correponde, aassim, ao arco da circunferência, em graus, medido entre um ponto localizado em um paralelo qualquer e a linha do Equador o plano do meridiano ou anti-meridiano.
O sistema de coordenadas cartesianas é composto por dois eixos perpenduculares: um eixo horizontal correspondendo ao eixo das abcissas e denominado com x, e outro vertical correspondendo ao eixo das ordenadas e denominado com y. A interseção dos eixos corresponde a origem do sistema. Um ponto qualquer no sistema é definido pela interseção de duas retas perpendiculares entre si e paralelas aso respectivos eixos, e expresso, assim, por dois valores, um correspondente à projeção sobre o eixo x, e o outro correspondente à projeção sobre o eixo y. O par das coordenadas de origem, normalmente, apresenta valor (0,0), mas, por convenção, pode receber valores diferentes de zero.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário