sábado, 2 de abril de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

          PROJEÇÃO AZIMUTAL
          Esse tipo de projeção se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre o qual ocupa o centro da projeção, que é o objeto de estudo do qual se tem o interesse de analisar em outra palavras é a rosa dos ventos projetada na esfera celeste ou da celeste rebatida no plano.
          No caso do plano ser tangente ao pólo, os paralelos aparecerão representados no círculos concênntricos, que tem como centro o pólo e os meridianos no lugar dos cardeais, convergindo todos para o ponto de contato. Neste tipo de projeção, as deformações são pequenas nas proximidades do pólo, mas aumentam à medida que nos distaciamos do centro e o mesmo efeito se aplicaria quando a projeção é feita num determinado paralelo de latitude nesse caso os cardeais indicariam os rumos e as coordenadas, a partir do ponto de contato, sofreriam distorções. 
          A projeção azimutal, no caso da convenção cartográfica, é originada a representar regiões polares devido ao movimento de rotação do planeta e no caso do sistema de orientação do ser humano, devido ao paralelismo dos raios de luz que dão origem aos círculos de alturas iguais entorno ao observador. Pode-se então através desse tipo de projeção conhecer a importância geopolítica em função da localização relativa do ponto escolhido. É o melhor tipo de projeção usando as estrelas, para analisar a posição de algum determinado lugar em relação a outras localidades que não dispões de acidentes geográficos com referencial. Tem uma grande utilidade em navegação aérea e analise geopolítica.


          O emblema da ONU consiste numa projecção azimutal equidistante do mapa mundo (menos a Antárctica) centrada no Pólo Norte, rodeada de ramos de oliveira. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa mundo representa todos os povos do mundo.Branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário