terça-feira, 5 de abril de 2011

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS

PLANIMETRIA
  • UNIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVA         
Nas escalas pequenas, quando se faz mister a representação de áreas políticas, administrativas, ou outras, a fim de salientá-las, como no caso de mapas escolares, atlas, etc., sobretudo quando se precisa representar países, estados, municípios, e quaisquer outras áreas geográficas, a forma universalmente usada para aquele realce é imprimí-las sob diversas cores.
          Um mapa da Europa, por exemplo, no sentido de se poder visualizar, de um modo rápido e prático, os seus diversos países, deve representá-los, pois, em cores diferentes. Nos nosso mapas estaduais, divididos em municípios, costumamos, igualmente, representar essas áreas administrativas em três ou quatro cores, o que muito auxilia a identificação, a forma e a extensão de cada uma delas.
          Outra maneira, conforme o caso, pode-se realçar as áreas empregando estreitas tarjas, igualmente em cores, a partir da linha limítrofe de cada área (hachuras). Este método é usado com muito sucesso pela National Gepgraphic Society, em seus mapas de continentes, países, etc.
          Mas o outro tipo de representação é mais popular, e bastante antigo.
          A escolha das cores, para qualquer um dos dois tipos acima expostos, é puramente aleatória, o que não tem impedido o aparecimento de algumas dúvidas ou incompreensões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário