quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESTUDOS CLIMÁTICOS

  • CLIMA
          O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas deterministicas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos ( temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística. As semalhanças em várias regiões da Terra de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num períodos de não menos de 30 anos.

  • TEMPO X CLIMA
          Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosferica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às caracateristicas da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidades climáticas, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condiçõa do tempo.

  • METEOROLOGIA X CLIMATOLOGIA
          A Meteorologia é a ciência que estuda as condições e o comportamento física da atmosfera. Enquanto que a CLimatologia é a sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Quando às observações atmosféricas contínuas inseridas durante um período de longo tempos de 30 anos, para uma localidade, é conhecido como a normal climatológica. O meteorologista previsor do tempo aplica as leis da física clássica, a sinótica, a dinâmica e as técnicas matemáticas que rege o domínio do movimento da atmosfera, para o estudo das condições de tempo. O climatologista utiliza as técinicas estatisticas para inserir e concluir informações sobre o estudo de clima. Portanto, a Climatologia dependente da Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário