domingo, 17 de março de 2013

Questão de Prova - Ciclos Biogeoquímicos


Prefeitura de Manaus
36. Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos e,depois, fazem o processo inverso. Entre os principais ciclos biogeoquímicos, sobre o ciclo do nitrogênio, analise
as assertivas abaixo.

I. A fixação do nitrogênio ocorre por meio dos organismos simbióticos fixadores de nitrogênio.

II. O NH4+ e NH3 são convertidos em nitritos (NO2-) e, posteriormente, no processo de nitrificação, de
nitritos e nitratos (NO3-) por um grupo de bactérias quimiossintetizantes.

III. As plantas transformam os nitratos em grandes moléculas, que contém nitrogênio e outras moléculas nitrogenadas, necessárias à vida, iniciando assim o processo de desnitrificação.
É correto o que se afirma em

(A) I e III, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I, apenas.
(E) III, apenas.

Fixação Biológica
Algumas bactérias tem a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio (N2) e transforma-las em componentes úteis para os restantes seres vivos. Entre estas, existem bactérias que estabelecem uma relação de simbiose com algumas espécies de plantas (leguminosas) e bactérias que vivem livres no solo. A simbiose é estabelecida através do consumo de amoníaco por partes das plantas; amoníaco este que é produzido pelas bactérias que vivem nas raízes das mesmas plantas.

Nitrificação
A oxidação do Amoníaco, conhecida como nitrificação, é um processo que produz nitratos a partir do amoníaco (NH3). Este processo é levado por bactérias (bactérias nitrificantes) em dois passos: numa primeira fase o amoníaco é convertido em nitritos (NO2-) e numa segunda fase (através de outro tipo de bactéria nitrificante) os nitritos são convertidos em nitratos (NO3-) prontos a ser assimilados pelas plantas.

Desnitrificação
A desnitrificação é o processo pelo qual o nitrogênio volta à atmosfera sob a forma de gás inerte (N2). Este processo ocorre através de algumas espécies de bactérias em ambiente anaeróbico. Estas bactérias utilizam nitratos alternativamente ao oxigênio como forma de respiração e liberam o nitrogênio em estado gasoso (N2)






Nenhum comentário:

Postar um comentário