quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Questão de Prova - Conservação do Solo

Cetesb - Vunesp 2009
Analista Ambiental - Engenheiro Ambiental

45 - Considere as seguintes medidas de conservação do solo que também contribuem para preservar os recursos hídricos no meio rural.
I - Uso controlado de fertilizantes orgânicos;
II- Plantio em curvas de nível e terraceamento;
III-  Compactação do solo;
Esta correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) I e III apenas.
(C) II e III apenas.
(D) I e II apenas
(E) I, II e III.

Compactação do solo está relacionado a degradação do solo. Veja a explicação:

A habilidade das plantas para explorar o solo e obter nutrientes e água está relacionada à estrutura das suas raízes. E a distribuição das raízes no perfil do solo está relacionada às condições físicas e químicas do solo, que pode ser manipulada através do manejo. Porém quando o manejo do solo ocorre de forma inadequada gera o problema da compactação.
Para obter a condição ideal na camada superficial do solo são usadas máquinas pesadas. e o tráfego desses veículos faz com que as características químicas e principalmente as características físicas da camada mais superficial do solo sejam alteradas devido à pressão. Essa pressão quebra os agregados. 

Aumenta densidade e diminui a porosidade
Consequências:
Diminuição da troca gasosa;
Limitação do movimento dos nutrientes no solo;
Diminuição da taxa de infiltração de água;
Aumento da erosão hídrica.

Então a Compactação do solo não está certo.

Sobra as opções A e D.

Plantação em Curva de Nível - Curva de nível é uma linha imaginária que une os pontos de mesma altitude de uma região. O plantio em níveis cria obstáculos à descida das águas de enxurradas, o que diminui a velocidade de arraste das partículas do solo e aumenta a infiltração da água no terreno.
Terraceamento - é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica  utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevado conhecimento técnico e aceitam pouca mecanização. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas.
Fertilizantes Orgânicos podem atingir concentrações poluidoras na água, como o nitrogênio (N) e o fósforo (P).








Nenhum comentário:

Postar um comentário